A equipe da Comissão de Humanização do PAM Barreto realizou ação com o tema “O autocuidado que salva vidas” para conscientização de colaboradores, pacientes e acompanhantes que estavam na unidade. O evento contou com palestra da Enfermeira Lívia Maria Rossatto Romão, café da manhã e um espaço especial para as colaboradoras, onde puderam ser maquiadas por uma profissional.
Por que o Outubro Rosa é tão importante?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, estima-se que uma em cada oito mulheres desenvolverá a doença ao longo da vida. No entanto, a boa notícia é que, quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura, chegando a índices superiores a 90%.
Segundo a palestrante Lívia Maria Rossato, o outubro rosa, vai muito além de vestir rosa durante o mês: “É preciso incentivar que as mulheres procurem acompanhamento médico, realizem exames de rotina e conheçam o próprio corpo, facilitando a identificação de alterações, mas não podemos esquecer dos homens. Apesar de mais raro, homens também podem desenvolver câncer de mama. Esse tipo de ação, onde temos a oportunidade de conscientizar e tirar dúvidas é de extrema importância”.
Diagnóstico Precoce: O Papel Fundamental dos Exames
Entre os exames recomendados, a mamografia é o principal para detectar alterações suspeitas. É indicado para mulheres acima dos 40 anos e deve ser feito regularmente. Além disso, o autoexame, embora não substitua o exame clínico, é uma ferramenta importante para que cada mulher conheça suas mamas e perceba qualquer alteração de forma precoce.