Agosto Lilás é uma campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher criada para marcar o mês em que foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) que é destinada à proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar.
Os principais objetivos da campanha são a conscientização sobre os diferentes tipos de violência, incluído a física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, além de prevenção e divulgação de Direitos para que as mulheres entendam quais são os mecanismos de proteção disponíveis e como denunciar situações de violência.
A violência contra a mulher é um assunto de extrema importância e foi o foco de uma palestra para pacientes e acompanhantes que aguardavam atendimento PAM Barreto.
A convidada para tratar do assunto foi a Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Arujá, Andrea Barros que também abordou as principais ações realizadas pelo Centro.
A cor escolhida para a campanha está associada às lutas feministas e representa a dignidade, a justiça e a transformação social. Esses são valores centrais na luta contra a violência de gênero.