TRANSFORMAÇÃO: PRONTO ATENDIMENTO MÉDICO DO PARQUE RODRIGO BARRETO SURPREENDE POPULAÇÃO DE ARUJÁ COM MELHORIAS

WhatsApp Image 2024-11-08 at 09.08.43

A unidade de Pronto Atendimento Médico do Parque Rodrigo Barreto, em Arujá, tem surpreendido os munícipes com as melhorias realizadas nos últimos dois anos, desde que o Instituto Brasileiro de Gestão e Assistência à Saúde (IBRAGAS) passou a gerir a unidade.  O índice médio de aprovação no quesito atendimento nos últimos doze meses é de 85,57%, com base na avaliação feita pelos usuários nos opinários.

O IBRAGAS comemora hoje dois anos à frente do PAM Barreto, com muitas mudanças. Segundo o Diretor da unidade, Rogério Barbosa, a preocupação em oferecer atendimento de qualidade é permanente. “O paciente que chega aqui precisa se sentir confortável no ambiente e amparado por nossos colaboradores. Nós realizamos nos últimos doze meses revitalizações, troca de equipamentos e 36 treinamentos para os nossos profissionais nas mais diversas áreas. Essas capacitações são realizadas pelo nosso Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) que visa manter as equipes de todos os setores atualizadas. Nosso intuito é oferecer um atendimento de qualidade em todas as esferas”.

O diretor ressalta ainda a questão da segurança dos pacientes. “As mudanças vão muito além do que é visível, como a criação de uma varanda coberta com longarinas para aguardar atendimento ou troca de piso e pintura. Recentemente realizamos a reforma de toda a linha de oxigênio e ar comprimido, com troca de válvula e reparo de vazamentos. Esse tipo de melhoria, apesar de não ser perceptível, traz mais segurança tanto para os pacientes em tratamento, quanto para os colaboradores que manuseiam o equipamento”.

Barbosa frisa que toda a equipe está empenhada para oferecer atendimento de qualidade para o paciente. “Atualmente temos cerca de 200 colaboradores, entre contratados e terceirizados que trabalham diariamente para ofertar um atendimento de excelência para a população. Nós nos preocupamos além da capacitação frequente, também com o tratamento humanizado e empático com quem chega até a unidade.”

Um ponto alto das realizações dos últimos doze meses foi a reforma de uma das alas do local. “A nossa ala de observação está totalmente revitalizada, além de renovamos todo o enxoval para proporcionar conforto nesse momento delicado. Essas melhorias são de extrema importância para a recuperação dos pacientes”, ressalta Rogério.

De novembro 2023 a outubro de 2024, a unidade atendeu mais de 100 mil pacientes e foram realizados mais de 63 mil exames laboratoriais, 19.255 exames de Raio-X, 1.802 eletrocardiogramas e 344 tomografias.

A cabeleireira, Elenice Rodrigues Alves, 41, usuária dos serviços da unidade e vizinha do Pronto Atendimento avalia as mudanças. “O atendimento melhorou muito, não só dos médicos, mas de toda a equipe, desde a recepção, limpeza, enfermagem e gestão. As mudanças na estrutura fizeram toda a diferença, hoje eu me sinto mais acolhida quando sou atendida no local”.

Lesões de Pele

Outro serviço que também vem ganhando destaque é o de fotobioestimulação oferecido no município e gerido pelo IBRAGAS. O local que é totalmente voltado para o atendimento de lesões de pele com difícil cicatrização conta com uma equipe com angiologista, endocrinologista, dermatologista, além de um corpo de enfermagem especializado no uso de laser. O espaço oferece terapias com Ozônio, Laser e iPRF (Plasma Rico em Fibrina). Esses tratamentos são recomendados pelo Ministério da Saúde, além disso, o setor oferece atendimento para pacientes acamados no próprio domicílio. Somente no último ano (de novembro de 2023 a outubro de 2024) foram realizados 5.077 atendimentos.

Melhorias

  • Troca de bate macas em fórmica de todos os pavimentos;
  • Reforma estrutural dos reservatórios de água;
  • Reforma de toda linha de oxigênio e ar comprimido com reparo dos vazamentos e troca da válvula manifold de oxigênio e de ar comprimido;
  • Instalação de placas de identificação;
  • Instalação da cobertura fixa com estrutura metálica e telhado transparente com cortinas;
  • Instalação e troca de dispenseres de insumos de higienização;
  • Aquisição de Bebedouros;
  • Renovação de todo o enxoval (cobertores, toalhas, camisolas);
  • Instalação do ares condicionados;
  • Aplicação de películas para controle térmico;
  • Longarinas metálicas;
  • Troca fiação;
  • Infraestrutura elétrica com tubulação galvanizada;
  • Troca de todas as tomadas;
  • Autoclave;
  • Lavadora ultrassónica;
  • Troca das capas dos colchões;
  • Cadeiras de banho;
  • Infraestrutura elétrica dos leitos críticos;
  • Reforma de bombas de infusão;
  • Instalação da cortina de ar;
  • Criação da sala individual de eletrocardiograma;
  • Revitalização da ala de Observação;
  • Aluguel de componentes da mesa do raio-x;
  • Celular para Ouvidoria;
  • Escadas para leito;
  • Troca do aparelho CR;
  • Instalação de impressora reserva;
  • Instalação de interfone para entrada da emergência;
  • Equipamentos para manutenção (martelete, máquina de solda, lixadeira).

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

×